sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Coluna do Bernardo S. Pozza

Estrangeiros no futebol gaúcho

     Após estar lendo várias notícias sobre os times do gauchão 2012, me deparei com uma situação no mercado da bola que me chamou a atenção e me fez pensar o por que disto. Neste ano, diferenciado dos demais, uma grande quantidade de jogadores estrangeiros foram contratados pelos clubes. Então fiz uma ficha de todos os jogadores e avaliei se essas contratações são favoráveis ao campeonato ou não, por que estão acontecendo mais este ano, e outros pontos que irei abordar abaixo.
    Jogadores de nacionalidades vizinhas, como Uruguaios e Argentinos já vem a tempo pintando no nosso futebol gaúcho. Juntos, são mais de 20 uruguaios e argentinos, com destaque ao Uruguaio do Pelotas Guly com passagem pelo Peñarol e do Argentino Matias Maidana do Caxias formado no Boca Juniors.  Mas o que vem surpreendendo mesmo, são os jogadores como o atacante Nigeriano de 19 anos Yohan, do Brasil de Pelotas que está em fase de testes no clube,  o zagueiro de São Tomé e Príncipe.  William Barbosa, de 28 anos veste a camisa do São Luiz. Também  atacante Agostino Soares, o Nconco, de 21 anos, contratado pelo Pelotas, diretamente de Guiné-Bissau e do meia Japonês Koji Kanuka, de 22 anos, para um período de testes no Santa Cruz, além dos gremistas Marcelo Moreno, que é Boliviano e do Paraguaio Diego Fabian, das categorias de base.
      Essas contratações vem se acentuando a cada ano em função do crescimento do Brasil na América Latina e no mundo, a força da nossa moeda Real e a perda de força dos outros países. Tudo isso, aliado a boas gestões, patrocínios e investimentos, diversos jogadores estrangeiros como foi possível ver acima, veem o Brasil em um todo, como uma terra de oportunidades de ter uma vida melhor, jogando em um clube de boa estrutura, com bons salários. Nas suas devidas proporções, um exemplo claro disto é a permanência de Neymar no Santos e não sua ida a Europa, mostrando que estamos com força para segurar um jogador de tamanho porte. A posição geográfica do Rio Grande do Sul, ao lado ou muito perto  de países aumenta ainda mais a facilidade da vinda de jogadores castelhanos.
      Na minha visão estas contratações tem um lado positivo, que é a entrada de jogadores de culturas e hábitos diferentes, dando um ''ar especial'' para o campeonato. O lado negativo é que, a chegada destes jogadores pode diminuir o aproveitamento de jovens jogadores das categorias de base dos clubes, freando novos talentos das devidas regiões.
      Um problema enfrentado pela maioria dos jogadores que vão jogar em outra país é a adaptação, mas isso segundo as notícias presentes mostram que não é o caso deles. Todos estão gostando muito do Rio Grande do Sul e estão se adaptando bem. Agora só nos resta ver no que vai dar tudo isso...

Abraços e boa semana a todos!
Twitter: https://twitter.com/#!/bernardopozza  

Nenhum comentário:

Postar um comentário