sábado, 7 de janeiro de 2012

Coluna do Prof. Cleber Sgarbi

A história das luvas

     Em quase toda a profissão existe a necessidade de utilizar equipamentos que vão auxiliar o trabalhador no seu oficio. Hoje quero falar sobre o equipamento de trabalho do goleiro, ou seja, a luva. Um dos maiores sonhos de consumo de todos os goleiros é sem dúvida, adquirir uma boa luva.
     No ano de 1934, Karl Reusch, criou o primeiro modelo de luva de esportes de inverno. A Reusch foi a primeira empresa a produzir luvas para auxiliar atletas na pratica de seus esportes.  Mas apenas em 1960 a primeira luva específica de goleiro foi usada por um atleta profissional. Foi o goleiro alemão Wolfgang Fahrian em 1966, ele usou um par de luvas com as palmas de borracha e granulada. Esse modelo foi utilizado por muito tempo, até a década de 90. Em 1968, a Uhlsport foi à segunda empresa a dedicar uma linha específica a produção de luvas de goleiros e foi a primeira empresa a desenvolver uma linha completa de luvas de goleiros, incluindo caneleiras, bandagens esportivas, bolas de futebol e componentes para calçados esportivos.
       Na década de 70, ouve um grande avanço no desenvolvimento das luvas para goleiros e foi a Reusch que criou um modelo especialmente para o goleiro alemão Sepp Maier jogar a copa de 1974. Foi à primeira luva de palma de látex.
     As empresas atentas a evolução dos artigos esportivos, viram nas luvas um grande produto de negócio para gerar receita a seus cofres. Na década de 90, ouve um grande investimento na linha de produção e desenvolvimento de luvas específicas para goleiros. Nessa década também surgiram algumas tecnologias como a Uhlsport APG (Adesive Power Grip) que fornecia uma espécie de cola a palma, dando o famoso efeito chiclete. Também a Adidas criou o Fingersave, plaquetas de plástico destinadas a proteção dos dedos contra lesões.
      Mas de todos os momentos da história das luvas o que difundiu o comércio e fabricação aconteceu nos anos 90, quando diversas marcas ao redor do mundo passaram a criar linhas de luvas específicas para goleiros. Foi nesta época também que se criaram algumas com tecnologia e luvas especiais para diferentes condições climáticas e terrenos.
      No Brasil a produção em larga escala, aconteceu na década de 90, quando a indústria nacional passou a competir com as importadas. As marcas nacionais Penalty, Topper, 3stars, Poker, destacaram-se no mercado. Atualmente, o mercado brasileiro conta com uma boa gama de produtos nacionais. Hoje existem luvas de altíssima qualidade e que variam de 40 a 400 reais.
     Não faz muito tempo em que os goleiros não utilizavam nenhum tipo de luva ou equipamento para amortecer e impacto da bola ou melhorar a aderência no momento do impacto com as mãos. Acredito que a tecnologia oferece muitos benefícios aos atletas, porém é apenas um instrumento que auxilia e não substitui o talento nato de cada um.

     
                             Década de 70                                   Década de 2000

                                  
         


Nenhum comentário:

Postar um comentário