quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Chance de ouro: garotos da base do Inter terão oportunidade no Gauchão

     Romário, Fred, Eduardo Sasha, Zé Mário, Marquinhos Vilela, entre outros. São nomes não tão conhecidos pela torcida do Inter como D'Alessandro ou Leandro Damião, mas que deverão ganhar espaço em 2012. Com a classificação para a Libertadores, a competição sul-americana será a prioridade para o grupo principal do Inter no primeiro semestre. Logo, crias da base terão preciosas oportunidades em algumas partidas do Gauchão, a começar já pelo jogo contra o Novo Hamburgo, no dia 18 de janeiro. O comando desse novo Inter B será de Osmar Loss.
     Diretor das categorias de base do Inter, Roberto Melo fala com orgulho da gurizada colorada e dos resultados obtidos na temporada. Em 30 competições disputadas, desde a categoria sub-10, foram 16 títulos. Em Gre-Nais, ampla vantagem para o lado vermelho. Foram 13 vitórias em 26 clássicos, contra seis empates e quatro derrotas, segundo dados do dirigente.
       - Muriel, Romário, João Paulo, Oscar, Marquinhos Gabriel, Leandro Damião, Elton. São todos jogadores que partiram do Inter B e chegaram a equipe principal - exalta Melo. - Talvez o Oscar só tenha conquistado essa ascensão toda porque se destacou no Brasileirão sub-20 do ano passado e pegou ritmo de jogo.
Romário, jogador da base do Internacional (Foto: Divulgação)
Romário, 20 anos
    Há nomes mais próximos ao do grupo principal e que já fizeram parte da rotina de treinamentos de Dorival Júnior. É o caso de Romário, zagueiro canhoto de 1,83cm de altura. É tratado como peça rara no Beira-Rio por vários motivos. Além de ser um defensor técnico, tem na bola parada uma virtude.
       - É a melhor bola parada do Beira-Rio. Tem um aproveitamento impressionante. Vai ser o cobrador de faltas do time - aposta Roberto Melo.
   Entre convocações para a seleção sub-20, Romário realizou um trabalho de fortalecimento muscular com o coordenação de preparação-física Élio Carravetta. Encorpou e será um dos jogadores que terá chance no Gauchão.
Fred, jogador da base do Internacional (Foto: Divulgação)
Fred, 18 anos
    Jogador de movimentação e técnica, é o grande nome para o time que irá atuar na Taça São Paulo de Futebol Júnior. Valorizado, renovou o contrato neste mês por cinco anos.
     - Foi um dos destaques do time no Campeonato Brasileiro sub-20. O Dorival gosta muito dele. Extremamente talentoso, mas também é bem jovem. Deve ter sucesso na sequência. Pode ter chance no Gauchão – opinou o técnico dos juniores André Jardine.
Zé Mário, jogador da base do Internacional (Foto: Divulgação)
Zé Mário, 19 anos
    Surgiu na Copa Audi e depois teve oportunidades no Brasileirão, quando os laterais-esquerdos do grupo principal estavam lesionados. Como Kleber está próximo de deixar o Inter, Zé Mário deverá ser o reserva imediato de Fabrício. Como virtude, tem a polivalência, já que também atua como volante ou como um terceiro homem no meio-campo.

Marquinhos Vilela, 19 anos


      Ao lado de João Paulo, Lucas Roggia e Zé Mário, foi um dos jogadores que ganhou atenção especial de Falcão, quando ainda era treinador. No entanto, não chegou a ter chance na equipe principal ainda. Sofreu uma lesão durante o ano e voltou para atuar no Brasileiro Sub-20.

    Pelas características, pode ser meia ou atacante. É jogador de “intensidade e velocidade curta”. Poderá receber tratamento especial na temporada com um trabalho de reforço muscular.
      - Tem um perfil diferente da maioria dos outros jogadores. Um dizem que é meia, outros preferem utilizá-lo de atacante. É um jogador de intensidade, velocidade curta. Claro que ainda tem que amadurecer – opina o dirigente.
Goleiro Alisson, jogador da base do Internacional (Foto: Marcelo Campos / VIPCOMM)
Alisson


       Com a saída de Lauro para a Ponte Preta, Alisson Becker, de 1m93cm, ganhará espaço no elenco principal em 2012. Será concorrente do irmão Muriel – camisa 1 da equipe principal. Foi o titular do gol do Inter no Brasileirão sub-20.

Segunda chance
    O campeonato regional também será como uma nova oportunidade para atletas que tiveram oportunidades na equipe principal, não se destacaram e acabaram caindo para categorias inferiores. Casos de Eduardo Sasha e Dellatorre.
Eduardo Sasha, jogador da base do Internacional (Foto: Divulgação)
      Sasha foi a grande surpresa da lista do Inter para o Mundial de Clubes de 2010. Viajou para disputar a competição mesmo com um cirurgia para retirada de calo ósseo marcada. Na volta para Porto Alegre, a intervenção cirúrgica não foi tão simples, e o jogador passou boa parte da temporada em tratamento.

Dellatorre, jogador da base do Internacional (Foto: Divulgação)
     Já Dellatorre foi contratado com a grife de ter sido artilheiro da Taça São Paulo de 2011. Confirmou o faro de gol pela base do Inter, mas naufragou na equipe principal. Teve inúmeras oportunidades no grupo profissional e não conseguiu o essencial para um centroavante - colocar a bola para as redes.
     Para Jardine, é comum os jogadores da base sentirem pressão quando ingressam para o elenco profissional. Por isso, devem ganhar espaço “pouco a pouco”. O treinador também falou da experiência com Alexandre Pato, atleta que surgiu na base e sempre manteve a frieza no clube, antes de se transferir para o Milan.
     - Vai da competência de cada um. É normal. As vezes os meninos sentem mesmo. Representar o time no profissional é muito diferente, com a pressão da torcida e da imprensa - opina Jardine. - As vezes o Pato era tão frio que até incomodava, as vezes não comemorava. O lado bom é que atuava igual, não acusava a pressão.
Garotos entre os garotos
      Há um processo de renovação em andamento entre os juniores do Inter. Há jogadores recém alçados dessa categoria, mas que ainda não são considerados prontos para o elenco de Dorival. São tratados como promessas para a partir de 2013. São aqueles que estarão na próxima Taça São Paulo.
     - São muitos jogadores que subiram. Estamos em processo de renovação de equipe. Acredito que em pouco tempo vai ter gente nova surgindo – opinou André Jardine.
Claudio Winck, jogador da base do Internacional (Foto: Divulgação)
   O lateral-direito Cláudio Winck é um dos atletas que tem recebido atenção especial dos coordenadores. No entanto, não é considerado um jogador ainda pronto, principalmente defensivamente. No ataque, Nathan é outro avaliado como “com potencial”.
    - O Nathan tem muito potencial, mas precisa evoluir alguns aspectos. Se desconcentra volta e meia. Mas é jogador de força, arranque e capacidade técnica – acrescenta Jardine.
   E atenção para a dupla de volantes gaúchos. Marlon Bica Rodrigo Dourado são jogadores com boa estatura e qualidade técnica - qualidades fundamentais para as primeiras funções do meio-campo.
     - O Rodrigo é um jogador diferenciado. É um segundo volante que com certeza vai jogar no Inter – aposta Melo.
Globoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário