segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Promessas de Ano-Novo: os garotos que podem se destacar no Grêmio

      Ansiosos por uma oportunidade, os garotos da base do Grêmio encontraram em Caio Júnior uma esperança. O novo técnico garantiu que pretende apostar em jovens talentos. Caio terá, portanto, muito trabalho pela frente. Há uma numerosa fila de espera na escadaria rumo ao profissional.
     Entre alguns dos mais visados estão Gerson, Dener, Misael, Biteco e Ruan. Outros nomes comentados durante todo o ano, o centroavante Everaldo e o atacante Yuri Mamute, já encerraram a temporada entre os profissionais.
     - Nosso papel é potencializar nos garotos o melhor de cada um para que eles não voltem mais para a base. Mas o espaço no profissional é curto - alerta João Antônio, assistente técnico da base gremista.
Biteco, Ruan e Misael são promessas do Grêmio (Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com)Ruan, Misael e Biteco são promessas do Grêmio 
      O ex-volante, campeão brasileiro e da Copa do Brasil pelo Grêmio, tem razão. Contando os jogadores que retornarão de empréstimo e alguns ex-juniores pouco aproveitados, o grupo principal gremista começará o ano com 52 atletas. Caio Júnior pretende trabalhar com, no máximo, 31 jogadores. Com tanta concorrência, os garotos precisam mostrar as suas qualidades. O GLOBOESPORTE.COM traz as principais características e referências de algumas dessas promessas para 2012.
Gerson é zagueiro do Grêmio (Foto: Itamar Aguiar/Trato.TXT Divulgação)
Gerson, zagueiro - Presença certa nas seleções de base desde os 14 anos, foi campeão sul-americano Sub-15 e Sub-17, sempre como capitão.
   - Tem muita personalidade - destaca João Antônio.
  O zagueiro, de 1m80cm, treinou algumas vezes entre os profissionais em 2011. Aos 19 anos, deve receber chances na próxima temporada, uma vez que a zaga será alvo de profundas mudanças. Para seu azar, uma lesão no punho direito o afasta do campo por dois meses. Cotado para a pré-temporada em Bento, o jogador terá que esperar por uma nova chance a partir de fevereiro.
Dener do Grêmio (Foto: Divulgação)
Dener, lateral-esquerdo - Está encerrando seu período de juniores. Sua principal qualidade é a marcação. Aos 20 anos, é um dos aspirantes mais requisitados para treinos entre os profissionais e já entrou em campo no Gauchão, ainda com Renato Gaúcho. Segundo João Antônio, pode ser muito útil para Caio Júnior em 2012.
    - Ninguém flutua tanto entre as categorias sem ter condições para isso - atesta.
Misael volante do Grêmio (Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com)
Misael, volante - Surge como uma das grandes promessas recentes do clube. Aos 17 anos, já foi convocado para a seleção sub-20 no último Pan e, mesmo com idade de juvenil, teve suas atuações fartamente elogiadas por Ney Franco.
   - Sempre me chamou a atenção. Tem uma ótima saída pelos lados - destaca o coordenador técnico da base da CBF.
- Aprendi muito com essa experiência - confirma Misael.
Biteco no Grêmio (Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com)
Biteco, meia-atacante - Virou xodó após importantes gols na Copa Laci Ughini (torneio profissional que movimenta clubes do interior gaúcho no segundo semestre. A dupla Gre-Nal costuma jogar com reservas ou juniores). O apelido, simpático e grudento, também ajuda. Biteco vem do sobrenome de Guilherme Bitencourt, 17 anos, que se compara a Douglas Costa e Carlos Eduardo - outras promessas gremistas que viraram realidade no mercado europeu. Já está confirmado na pré-temporada de 2012.
    - Seu caminho é a Seleção Brasileira - projeta João Antônio.
Ruan do Grêmio (Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com)
Ruan, atacante - Chegou no segundo semestre, emprestado pelo Sport. Veloz e com boa chegada na área, conta com a confiança do diretor executivo Paulo Pelaipe. Atuar entre os profissionais não é novidade para o garoto de 18 anos. Em Recife, disputou o Estadual e a Série B. Teve contato também com o gremista Maylson, negociado para o Sport neste ano, e sempre ouviu boas referências do Olímpico. Seu contrato vai até o fim da Copa São Paulo, com opção de compra pelo clube gaúcho.
     - Estou com grande expectativa de ficar. Espero não voltar para lá - ambiciona.
  •  
Yuri Mamute no Grêmio (Foto: Diego Guichard)
Yuri “Mamute”, atacante - Tratado como joia rara do clube desde os 12 anos, Yuri chegou aos profissionais este ano, com 16 recém feitos. Tão raro quanto a sua ascensão precoce é o seu porte físico - avantajado em relação aos outros garotos e que lhe rendeu o sugestivo apelido.
    Yuri já havia recebido algumas chances com Renato Gaúcho e foi alçado ao grupo principal definitivamente por Celso Roth. Atuou poucos minutos na derrota para o Coritiba no Brasileirão. Aos poucos, perdeu um pouco do espaço e pode passar por um trabalho de aprimoramento técnico. Costuma jogar pelos lados.
  •  
Everaldo do Grêmio (Foto: Diego Guichard)
Everaldo, centroavante - Assim como “Mamute”, já é membro cativo do grupo profissional. Também entrou no segundo tempo de uma partida do Brasileirão - derrota diante do Atlético-MG. Aos 20 anos, surge como mais uma esperança gremista em revelar um camisa 9 de sucesso, algo que não acontece desde os tempos de Alcindo, na década de 1960. Recebe elogios pelo seu posicionamento e competitividade em campo. No entanto, peca pela pouca técnica. Deve ser mais trabalhado em 2011, mas será uma surpresa do tamanho do Olímpico vê-lo na titularidade.
Efeito Pelaipe: cirurgia na base
Acredito nos jogadores da base. Sempre tive essa característica de lança atletas. Temos que apostar, dar oportunidade. Se tiver jogador de 16, 17, 18 anos com qualidade, não terei medo de botar pra jogar
Caio Júnior, técnico do Grêmio
     Desde que voltou ao Grêmio em agosto, Pelaipe colocou uma nova meta, além de tirar o time dos perigos do rebaixamento. Mostrando atenção às categorias de base, prometeu uma cirurgia completa. Primeiro, de pensamento. Pretende aliar boa formação a títulos. A última conquista de expressão se deu em 2009, quando Andrey Lopes comandou a vitoriosa campanha no Brasileirão sub-20. Outra resolução é apostar em formação de atacantes. Para tanto, remodelou as coordenações e trouxe novos profissionais.
     Marco Biasotto se tornou o coordenador geral das categorias de base, em substituição a Mauro Rocha. Rodrigo Lameira foi tirado do rival Inter para ser o coordenador técnico. O Grêmio também mexeu nos treinadores. No juvenil, Alexandre Sebben entrou na vaga deixada por Emanuel de Freitas. Nos juniores, duas trocas em tempo recorde. Andrey Lopes havia assumido a vaga de de Cristian de Souza, demitido após a fraca campanha na Taça BH de Futebol Júnior, mas acabou desligado da função poucos meses depois, ainda no fim deste ano. Jorge Porto Iparraguirre, o Parraga, é o atual treinador.
Globoesporte - Lucas Rizzatti - (Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário