terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Coluna do Prof. Caito Kunrath

Olá leitores!
     Conforme postei na semana passada, colocarei à disposição um resumo do meu Trabalho de Conclusão, recentemente elaborado. Como o estudo é extenso, postarei um capítulo do trabalho por semana.
     O estudo aborda sobre preparação física, fisiologia e assuntos pertinentes ao tema. Boa leitura!

CARACTERÍSTICAS DA PREPARAÇÃO FÍSICA NO FUTEBOL DO RIO GRANDE DO SUL

Este estudo tem o objetivo de conhecer as características da Preparação Física no Futebol do Rio Grande do Sul, buscando identificar os recursos físicos, materiais e humanos, entender o que representa hoje para o futebol, identificar o perfil dos preparadores físicos do Estado e analisar o que dificulta e o que facilita o trabalho no meio. A metodologia caracteriza-se como um estudo exploratório e descritivo de corte qualitativo, utilizando como amostra os preparadores físicos que atuaram no Campeonato Gaúcho de Futebol 2011. Na pesquisa, constatou-se que há carências para alguns Clubes referindo-se à estrutura física, sendo observado em alguns Clubes espaços utilizado para treinamento que não são próprios, porém os recursos materiais são definidos como ideais. Percebeu-se uma relação próxima do profissional da preparação física com o treinador, onde alguns profissionais ressaltaram a importante confiança entre os membros da comissão técnica. Outras constatações importantes a respeito da preparação física no futebol foram feitas, como a multidisciplinaridade e interdisciplinaridade dos membros da comissão técnica, para a maximização do rendimento esportivo, a difícil tarefa da avaliação da preparação física, seja ela durante uma partida ou ao final dela, além da avaliação desta no final da temporada, destacando a importante função do fisiologista nesta importante função; a respeito da preparação física atual o calendário foi apontado como a maior dificuldade, e como um facilitador do trabalho as áreas integradas ao futebol como a medicina, fisioterapia e nutrição foram apontadas. Portanto, o estudo direcionou-se para o descobrimento das características da preparação física no Estado do Rio Grande do Sul, o que culminou com o conhecimento de assuntos pertinentes ao tema.    
                              
PALAVRAS-CHAVE: Preparação física, futebol de rendimento, características.

PREPARAÇÃO FÍSICA NO FUTEBOL

    Para praticar este magnífico esporte em alto nível, o atleta deve ter um belo condicionamento físico, reunir todas as qualidades físicas e ter destreza.
      Como cita Godik (1996, p. 109) “o futebol é um jogo, onde acontecem, cerca de 400 contatos físicos, sendo que, uma boa parte destes contatos culmina com a perda de bola, em uma zona onde é possível um chute ao gol, pelo adversário”.
     O planejamento estratégico de ponto de vista físico deve ser bem elaborado para a obtenção de um elevado grau de rendimento durante todo o período competitivo. Cabe ao preparador físico, a responsabilidade da difícil tarefa de condicionar a equipe em que trabalha. (Carraveta, 2006)
     Brunoro (1997 p. 99) diz que “o objetivo da preparação física é dar condições aos jogadores de desempenhar qualquer tipo de função tática que o técnico determinar para a equipe”.
     Segundo Gomes e Souza (2008, p. 209) “compreende-se por periodização a divisão do ano de treinamento em períodos particulares de tempo com objetivos e conteúdos bem definidos”. A periodização da preparação física no futebol divide-se em três períodos: Período preparatório, período competitivo e período de transição.
     Inicialmente, no período preparatório, mais conhecido como pré-temporada, algumas sessões de avaliação física e testes físicos são colocados em prática, sendo que através delas os profissionais responsáveis pelo departamento de preparação física detectam o nível de condicionamento físico que os atletas estão. (Carraveta, 2006)
     A pré-temporada é o período mais curto do calendário anual do futebol e nas avaliações iniciais são identificados, interpretados e definidos os objetivos basilares para a elaboração e a organização do treinamento. O período preparatório abrange as categorias de treinamentos estruturais, adaptivo-metabólico, funcionais e técnico-táticos. (Carraveta, 2009, p. 68) .

     Sobre o curto período de preparação, Teixeira et al. (1999, texto digital) comenta “assim, em meio da fase competitiva, ainda se procura desenvolver o nível ideal de condicionamento físico para jogar futebol”.
No atual momento, o calendário do futebol brasileiro não permite uma periodização ideal o suficiente para as competições disputadas durante o ano. A respeito disso, Gomes e Souza (p. 221) citam:
     No Brasil, o ciclo anual de treinamento e de competição, é estruturado no período de janeiro a dezembro, sendo que aproximadamente 15 a 30 dias do mês de janeiro são destinados ao período de preparação (pré-temporada), de fevereiro a novembro ao período de competição, sendo que em julho ou agosto há um período de 10 a 15 dias semjogos (intertemporada - IT) e em dezembro o período de transição (férias).  
   No período competitivo, os treinamentos físicos são em maioria, de caráter regenerativo. O treinamento regenerativo é predominante neste período porque não há tempo de recuperação para que seja possível a realização de treinamentos físicos de outro caráter, sendo que o treinamento regenerativo tem o objetivo de recuperar o organismo, com atividades de baixo volume e intensidade, combinado com alternativas nutricionais e fisioterápicas. (Carraveta 2009, p. 85)
       Neste período, oscilam semanas em que há um ou dois jogos. Ao todo, para as equipes que disputam campeonatos estaduais e brasileiros, este período dura cerca de 40 semanas. Segundo Carraveta (2009, p. 85) “neste período os controles fisiológicos passam a ser essenciais para regular as cargas de treinamento, minimizar o aumento excessivo dos índices de fadiga e impedir a síndrome do supertreinamento”.
      O período de transição é o período de descanso da longa e fatigante jornada de treinamentos, concentrações, jogos, cobranças e viagens. Período raro em que o futebolista goza da liberdade e despreocupação, já que durante todo o ano deve se manter cuidadoso com os aspectos relacionados à saúde física, nutricional e mental. (Carraveta, 2009)
       A respeito do mesmo assunto ainda, o autor diz que o período de férias tem o objetivo de restabelecer suas condições físicas e mentais, nesta fase, é aconselhado que nos primeiros quinze dias o atleta descanse e evite qualquer tipo de rotina, e durante a segunda quinzena, os futebolistas devem seguir um programa de treinamento elaborado pelo setor de preparação física tendo em vista o adiantamento nos treinamentos de base.
Na próxima semana, postarei sobre a origem e a evolução do futebol e da preparação física. Bons estudos!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário