domingo, 11 de dezembro de 2011

Aos 37 anos, atacante Ernestina vai pendurar as chuteiras.

       “Realizei meu sonho”, foi assim que Clodoaldo de Oliveira, o popular Ernestina, começou a contar um pouco de sua história como jogador profissional, onde comentou também sobre a difícil decisão de abandonar a vida de atleta profissional depois de ter passado por clubes do Brasil, China e Emirados Árabes. Agora, aos 37 anos prepara sua despedida no amistoso beneficente entre Amigos do Ernestina x Estrelas, que será realizado no dia 21, às 19h30, no estádio Vermelhão da Serra.
A vida de jogador profissional
      Ao contrário do que muitos pensam, a vida da maioria dos jogadores que são profissionais de futebol no Brasil não é fácil. Ernestina comentou como foi sua carreira. “Não foi fácil, saí de casa cedo, deixei minha família para tentar ser jogador no Passo Fundo. Era muito jovem e sofri bastante, mas tudo deu certo e realizei meu sonho. A realidade da maioria dos jogadores não é fácil, mas eu nunca fiquei desempregado, entendi bem como funcionavam as coisas. É preciso estar preparado para não ter lugar fixo, é preciso que a família, a esposa entenda, e eu tive essa sorte, todos sempre me apoiaram. Minha esposa foi fundamental para a minha carreira, assim como também não posso deixar de citar o Bebeto, o Kita e o Beto França, que me deram muitos conselhos no início de tudo, e sempre me ajudaram.
Jogar fora do Brasil
     Se começar uma carreira de profissional não é fácil, ir para fora do país também é um desafio para qualquer pessoa. Não foi diferente para Ernestina, que buscou melhorar sua condição financeira jogando na China e nos Emirados Árabes. “Sinto não ter tido a chance de ir para o exterior antes. Cheguei na China aos 29 anos, e me adaptei com certa facilidade e pude render bem lá, e também nos Emirados Árabes. Sou muito grato a esses dois países, pois foi onde conseguiu melhorar minha condição financeira, para voltar com uma certa tranquilidade para o Brasil. Ganhei o suficiente para comprar minha casa e investir um pouco. Apesar de estar longe, tenho muitas lembranças boas dessa época, meu filho (Daniel, 3 anos), nasceu em Dubai.
A hora de parar
       Apesar de ainda ter alguns convites para continuar a vida de profissional, Ernestina resolveu para. Mas antes mesmo de seu jogo de despedida ele contou que já sente muita falta da rotina que envolve a vida de jogador. “Eu fui muito feliz jogando profissionalmente. Eu já sinto falta dos treinamentos, concentração... coisas que a gente não dá valor, mas é disso que sinto falta. É muito difícil saber que não vou mais ter isso, não vou mais ter aquela ansiedade boa que tinha antes de um jogo, mas é a vida, chegou meu momento, e olho para minha carreira com orgulho”, finalizou Clodoaldo de Oliveira, o Ernestina, que atualmente trabalha com categorias de base no projeto Bola 10.
O jogo das estrelas
     O amistoso entre Amigos do Ernestina x Estrelas, promovido em parceria pelo Sest/Senat, 7ª CRE e E.C. Passo Fundo, com apoio da SEDEC e do atleta George Lucas e Felipe, segue sendo preparado para que o torcedor se motive a ir prestigiar o a partida. Até o momento já confirmaram presença Fábio Rockembach (Grêmio), Marquinhos (Inter), Rafinha (Coritiba), Mazzaropi (Ex-Grêmio), e o auxiliar Fifa Altemir Hausmann. A expectativa é de que mais nomes de destaque nacional confirmem presença ainda nesse fim de semana. Para o jogo o ingresso será 2 kg de alimentos não perecíveis. Após o amistoso a organização do evento realizará um Churrasco no CTG Dom Felipe de Nadal, ao valor de R$ 20.
A carreira
1994 - E.C. Passo Fundo-RS
1995 - G.E. Pratense-RS
1996-1999- São José-RS
2000-2001 - Criciúma-SC
2001 - Avaí
2001 - São José-RS
2001 - Criciúma-SC
2002 - Esportivo-RS
2003 - São José-RS
2003 - Brasil de Pelotas-RS
2004 - Esportivo-RS
2004-2006 - Happy Valley (Hong Kong)
2007 - Hatta Club (Emirados Árabes)
2008 - Dibba Al Assain (Emirados Árabes)
2010 - E.C. Passo Fundo-RS
2011 – S. C. Gaúcho
Marcelo Alexandre Becker/ON

Nenhum comentário:

Postar um comentário