sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Coluna da Nutricionista Ana Paula Dexheimer


   Olá pessoal! É com prazer que inicio hoje minha atividade como colunista de um blog... Para mim, um desafio que encaro com muita boa vontade e entusiasmo em compartilhar com vocês um pouquinho do meu trabalho e estudo.
     Nas quintas-feiras estarei expondo a importância da boa nutrição para o desempenho do atleta de futebol e amantes deste esporte.
    “Jogar bola”, como muitos falam é muito mais que um esporte. É um momento de reunião com amigos, diversão, regras... Entre passes, cobranças, defesas e gols o gostinho da vitória, mesmo que seja pela superação de seus próprios limites.
   Para atingir melhor desempenho a cada partida, além de treino e dedicação, a hidratação e alimentação adequada são pontos fundamentais e determinantes. E é neste ponto que estarei postando dicas todas as semanas.
    Antes de encerrar, uma curiosidade... Vocês sabem a partir de quando começou a ser dada importância para a alimentação de praticantes de atividade física?
    Há relatos de 580 a.C. sobre atletas gregos que faziam uma alimentação especial antes das competições, no entanto não existiam estudos científicos sobre nutrição no esporte.
   O primeiro estudo data de 1924/1925 e foi feito com atletas corredores, que participaram da Maratona de Boston. Neste estudo foi demonstrado a importância da ingestão de carboidratos durante exercícios prolongados.
    Nos anos 60, em pesquisas feitas sobre o glicogênio, foi descrita pela primeira vez a dieta da supercompensação, que consistia primeiro na diminuição do conteúdo de carboidratos da dieta seguida do aumento da sua ingestão acompanhado de uma diminuição na intensidade dos treinos a fim de otimizar os estoques de glicogênio muscular. O efeito desta prática era um aumento no tempo de resistência sem que ocorresse a diminuição da intensidade na prova. Esse tipo de conduta nutricional foi usado com sucesso por muitos atletas e é utilizado até hoje por alguns competidores.
     No Brasil, a nutrição evoluiu muito nos últimos 40 anos e com ela a nutrição esportiva. Um dos primeiros trabalhos voltados para a nutrição no esporte foi feito pelo Dr. Sérgio Miguel Zucas, na década de 60 e 70. Nos anos 80 foi criado pela Secretaria de
Esportes e Turismo do Estado de São Paulo o “Projeto Futuro” que contou com o trabalho de uma das nutricionistas pioneiras na área do esporte, Dra. Tânia Rodrigues. Esse projeto contava com um centro de treinamento composto por uma equipe multidisciplinar. Nos anos 90 a nutrição esportiva foi difundida entre os nutricionistas e atualmente esse campo de atuação profissional vem crescendo consideravelmente.
      Grande parte dos atletas de elite contam com acompanhamento nutricional e os clubes e equipes esportivas têm solicitado cada vez mais a orientação nutricional para a conquista de um melhor desempenho nos treinos e competições.
      A preocupação com a qualidade de vida tem se tornado assunto de destaque em todo o mundo. A prática regular de esportes acompanhada de uma alimentação adequada, constituem o principal foco para alcançá-la, fazendo história nos consultórios, na vida das pessoas e principalmente no mundo dos esportes.

Um comentário: