quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Coluna do Prof. Esp. Rodrigo Ferrari

Por que complicar se podemos simplificar?
Rodrigo Ferrari

    Faz tempo que me pego pensando porque inventaram essas novas definições de esquemas? Sou da época do 3-5-2, 4-3-3, 4-5-1, 3-4-3, 3-6-1 e do 4-4-2. Nomenclaturas simples, mas que parecem atualmente, desatualizadas. A moda agora é fragmentar, é complicar. Hoje tem, por exemplo, o esquema chamado de 4-3-2-1, o qual para mim, seria mais fácil chamar de 4-5-1 com meio campo em forma de casinha invertida. Temos também o 3-4-2-1, no meu ver um 3-6-1 ou 3-4-3, dependendo da função dos dois atletas mais próximos do centroavante.
    Muitas equipes brasileiras jogam no 4-4-2 com losango no meio, ou se quiserem complicar, 4-4-2 diamond. Não foi o suficiente? Quem sabe um 4-1-2-1-2? A moda não é falar bonito, dificultar? Estou então, como se diz hoje em dia, “fashion”, na moda. A verdade é que me preocupo com essa maneira de avaliarmos o jogo, pois daqui a pouco estaremos enlouquecendo ao fazer uma avaliação tática. Se observarmos na lógica da leitura tática que está se formando, teremos, na maioria dos casos, um esquema tático defensivo e um ofensivo. Uma equipe que joga com dois volantes, dois meias e três atacantes; mas que ao perder a bola dois atacantes voltam e fecham o meio, terá que ser descrita com um 3-4-3 no ataque e um 3-6-1 na defesa, ou estou errado?
     Bom pessoal, escrevo essa coluna sabendo que poderá gerar polêmica, e se assim ocorrer, terei atingido o meu objetivo de pensarmos, de debatermos. Acredito na pesquisa, no estudo e no aprofundamento, mas não exageremos, pois daqui um pouco teremos além do esquema defensivo e ofensivo, um de transição! Está bem, eu sei, a verdade é que já existem, mas enquanto estiverem subjetivos ainda dá para aguentar. O problema ocorrerá quando os treinadores pouco alfabetizados e comentaristas de rádios e TVs começarem a querer expor em suas explanações, daí sim será o fim, pois se na simplicidade já se complicam, imagina na complexidade. 

Prof. Esp. Rodrigo Ferrari
Educador Físico
CREF 8845G/RS

2 comentários:

  1. Legal o blog e o artigo. Timaço de colunistas.

    Sobre o tema: o PVC da ESPN é um dos comentaristas que já entra nesse mérito e variações.
    Esqueceu de falar do 4-1-4-1, que o Real já utilizou algumas vezes.

    Abraço e boa semana para todos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, mas só existe um esquema tático que funciona o " Vencedor" os outros são só números..Abraço Edgar Campos

    ResponderExcluir