sábado, 17 de dezembro de 2011

Confira 10 momentos de Douglas com a camisa do Grêmio

       


     A relação entre Douglas e Grêmio já dura quase dois anos. Apresentado aos torcedores em janeiro de 2010, o meia já foi do céu ao inferno em sua trajetória com a camisa tricolor. Com contrato até 31 de dezembro de 2012, o jogador tem 100% de seus direitos econômicos ligados ao clube e já recusou duas propostas de renovação, que estenderiam seu vínculo por mais dois anos, até dezembro de 2014. 
      A diretoria do Grêmio definiu que o aproveitamento de Douglas na próxima temporada só ocorrerá mediante a renovação de seu vínculo. Caso siga relutando na extensão de seu contrato, o meia deverá trabalhar em separado até que a direção consiga negociá-lo. Com tendência de saída cada vez forte, o zhEsportes relembra os principais momentos da trajetória de Douglas no Estádio Olímpico:
 
1) Chegada para vestir a 10:     Após uma passagem pelo Al-Wasl, dos Emirados Árabes Unidos, Douglas chegou ao Grêmio em 26 de janeiro de 2010 referendado pelas boas atuações no Corinthians que conquistou a Copa do Brasil de 2009 diante do Inter. Logo na primeira entrevista no Estádio Olímpico, o meia-armador, como ele mesmo se define, pediu a camisa 10: 
       — Estou acostumado a jogar com a 10, vamos ver se dá certo aqui, acho que a 10 me cai bem — falou, na oportunidade.

2) Estreia com goleada:        O primeiro jogo de Douglas com a camisa do Grêmio foi logo uma goleada. O time do então técnico Silas, aplicou um placar sonoro diante do Universidade, de Canoas: 5 a 1. Três gols foram marcados por Borges, Jonas também deixou o seu e o zagueiro George, da equipe canoense, marcou contra. 
       Douglas contribuiu para o segundo gol tricolor, marcado por Borges: Após uma bela cobrança de falta do estreante, o então camisa 9 chutou prensado com o goleiro e a bola entrou.

3) Afirmação com dois gols diante do Fluminense:        Em uma partida complicada no jogo de ida pelas quartas de final da Copa do Brasil 2010, Douglas foi decisivo na vitória de virada por 3 a 2 sobre o Fluminense, no Maracanã. O meia teve uma atuação de luxo e marcou dois gols decisivos para o triunfo tricolor: 
        Um aos 20 minutos, marcou de cabeça em grande jogada de Jonas e outro em bela jogada na entrada da área, saindo da marcação de dois jogadores e chutando no canto esquerdo do goleiro Rafael.

4) Título do Gauchão 2010:        Poucos dias após bater o Fluminense no Maracanã, o Grêmio entrava em campo para decidir o título do Gauchão 2010 diante do Inter. Apesar da derrota para o Inter por 1 a 0 no Olímpico, o Tricolor se sagrou campeão estadual por conta da vitória na partida de ida, disputada no Beira-Rio, em que venceu por 2 a 0. Douglas levantava sua primeira e, até o momento, única taça vestindo a camisa do Grêmio.

5) Mudança de atitude com vaias da torcida:
        Mesmo com o título do Gauchão 2010, o Grêmio iniciou o Brasileirão daquele ano de forma turbulenta, principalmente no período que sucedeu a parada no campeonato durante a disputa da Copa do Mundo e que acabou resultando na demissão do técnico Silas. 
         Douglas também encarou um período complicado de críticas e vaias dos torcedores.
Mas com a chegada do técnico Renato, mudou sua atitude dentro de campo. O jogador precisou rever seu estilo de jogo para agradar os torcedores e proporcionar um maior poder de marcação ao meio-campo gremista:
        — Aqui a gente tem que marcar, tem que jogar, e eu tenho que me adaptar. Não posso ficar querendo só jogar, senão eu vou ser um jogador preguiçoso, que só joga com bola no pé. Tenho que me adaptar a essa postura e aos poucos vou pegando o jogo — dizia Douglas.
 
6) Convocação para a Seleção Brasileira:
       Após a chegada do técnico Renato, Douglas melhorou muito seu futebol. Foi um dos protagonistas do time ao lado de Jonas na campanha que tirou o time da zona de rebaixamento e levou à classificação para a Pré-Libertadores de 2011. 
       O camisa 10, que por vezes usava a braçadeira de capitão da equipe, foi convocado pelo técnico Mano Menezes para Seleção Brasileira, para um amistoso contra a Argentina, no dia 17 de novembro. Renato rasgava elogios ao seu camisa 10 e a sua dedicação na recuperação de seu bom futebol.
      — Não podemos esconder as qualidades do Douglas. Hoje em dia todo mundo está elogiando, e eu fico feliz. Já conhecia ele antes de ele chegar ao Grêmio. Ele deu a volta por cima e está de parabéns. É um jogador diferenciado. Se for pegar a maioria dos times no Brasil, não tem um jogador desse tipo – elogiou.
 
7) Renato diz que Corinthians só teria jogador em foto     Em maio de 2011, Douglas sofreu forte assédio do Corinthians pelo seu retorno. À época, a diretoria do Grêmio disse que não tinha recebido nenhuma proposta pelo jogador que era tratado como maestro do time. O técnico Renato, é claro, comentou a situação com muito bom humor:
       — Quem tem que responder isso é a direção. Mas, na minha opinião, o Corinthians tem uma chance de tirar o Douglas do Olímpico... uma foto dele — falou.

8) Corinthians insiste no cerco a Douglas 
        Destaque do Grêmio na partida contra o Flamengo de Ronaldinho no Estádio Olímpico, o meia Douglas despertou outra uma vez o interesse do Corinthians em contar com o seu futebol em 2012. O diretor executivo Paulo Pelaipe tratava o jogador como inegociável na época. Bruno Paiva, empresário do jogador, apontava que a equipe paulista não faria um alto investimento para tirá-lo de Porto Alegre.
     — O Corinthians tem interesse no jogador. Foi feita uma consulta ao Grêmio e comunicamos essa possibilidade. Existe um valor que o Corinthians tem o interesse em pagar, mas não cobriria a multa de contrato do Douglas — disse Paiva.

9) Proposta para renovar até 2014
      Com vínculo até o final de 2012, Douglas recebeu uma proposta de renovação por mais dois anos com o Tricolor. Através do empresário Bruno Paiva, representante do jogador, Paulo Pelaipe encaminhou uma oferta pela manutenção do vínculo do camisa 10 da equipe até 2014.
   — Conversei ontem (quinta-feira) com o empresário dele, o Bruno Paiva, e apresentamos uma proposta para renovação por mais dois anos. Ficou de estudar e prometeu uma resposta até o final do ano — disse Pelaipe.

10) Demora pela renovação irrita diretoria do Grêmio     A demora na renovação de contrato do meia Douglas trouxe irritação a diretoria do Grêmio. O diretor executivo Paulo Pelaipe declarou que o jogador não será aproveitado no plantel tricolor, caso não amplie seu vínculo com o clube. Além disso, Pelaipe foi duro em sua manifestação ao dizer que Douglas não fará falta ao time:
    — Só joga no Grêmio se renovar contrato. Se não renovar, não joga — disse Pelaipe, que, ao ser perguntado se a perda do jogador prejudicaria a equipe, foi direto:
     — O Douglas não vai fazer falta ao grupo do Grêmio. No nosso entender, se não renovar, não estará com a cabeça voltada ao clube. Ele não ficará na vitrine e treinará em separado no Olímpico ou em Eldorado do Sul — disparou.
     Com vínculo até dezembro de 2012, Douglas pode firmar pré-contrato com outra equipe na metade da temporada e deixar o clube ao final do ano praticamente de graça. A situação preocupa a diretoria do Grêmio para evitar o já ocorreu com o atacante Jonas, que se transferiu para o Valencia no começo de 2011, por uma compensação muito baixa pelo então artilheiro do Brasileirão.
ZH esportes - Adriano de Carvalho - Foto: Jefferson Bernardes / Preview.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário