domingo, 18 de dezembro de 2011

Qual a maior torcida da cidade de Caxias? Veja a pesquisa!

Detalhamento da pesquisa:
Localidade: Caxias do Sul/RS
Amostra: 405 entrevistados em 03 de dezembro de 2011
Margem de erro: 5 p.p
               
     Há três meses, o Blog Teoria dos Jogos vem cumprindo o papel de mapear as torcidas brasileiras nas mais diferentes regiões do país, sempre de modo descentralizado e analítico. Nosso instrumento é a busca incessante de estudos veiculados por inúmeros institutos de pesquisa, mesmo que em alguns casos estes materiais estejam relativamente datados – ônus inerente ao processo.
   Diante disto, é com muita alegria que anunciamos a primeira pesquisa de torcidas elaborada a pedido do Teoria dos Jogos, com exclusividade. Em parceria com o IPO – Instituto Pesquisas de Opinião, o enfoque se deu na importante cidade gaúcha de Caxias do Sul. Vamos aos números:




      Com alguma surpresa, percebemos que o perfil das torcidas em Caxias do Sul é diferente daquele verificado em Pelotas. Por lá, os times locais demonstravam maior força, sendo que a liderança pertencia a um deles (Brasil de Pelotas). Já na Serra Gaúcha, apesar da tradição de Caxias e Juventude, a ampla maioria dos residentes opta por um dos grandes da capital: Grêmio (38,3%) ou Internacional (33,9%). Próximo ao limite da margem de erro, existiria uma situação de empate técnico entre os dois rivais.
               
   Em seguida, distanciados e também empatados, teríamos Caxias (7,9%) e Juventude (7,7%). O percentual atribuído ao Corinthians (0,8%) equivale a quatro pessoas, enquanto Flamengo, Cruzeiro, São Paulo, Palmeiras e Brasil de Pelotas (0,2%) se referem a um único entrevistado. Ressalta-se o baixíssimo índice de pessoas “sem clube”: apenas 10,4% (em Pelotas eram 19,7%).
          Como sempre, as análises por perfil socioeconômico são as mais interessantes:
         Entre os homens, a torcida do Internacional seria ligeiramente maior que a do Grêmio (40,1% a 39,1%). Já o Caxias é quase o dobro do Juventude (9,9% a 5,2%). Sob a ótica das faixas etárias, novamente o Grêmio se mostra maior entre os mais jovens – 16 a 24 anos: ganha do Inter por 52,4% a 31,8%. A título de comparação, entre os mais velhos (acima de 60) o Inter vence fácil: 41,9% a 24,1%. Apesar de algumas variações em meio aos adultos, o Caxias é muito estável contando jovens e idosos: 6,3% em ambas as faixas. Já a torcida do Juventude apresenta franca decadência, caindo de 10,7% para 3,2%. Quanta ironia: a juventude caxiense torce bem mais pelo Caxias.
            No tocante à escolaridade, o Internacional só bate o Grêmio mediante aqueles com ensino fundamental: 38,3% a 35,8%. Entre pessoas com nível superior completo, o Colorado se vê ameaçado pelo Caxias (23,2% a 20,3%). Trata-se do maior índice que um clube da cidade atinge em toda a pesquisa. Mas o Juventude também cresce, perto de dobrar seu percentual de acordo com que se avança nos anos de estudo.
          Finalmente, as faixas de renda apresentam características semelhantes ao perfil por escolaridade. Sendo assim, Caxias (16,4%) e Juventude (9%) são maiores entre os que percebem acima dos 6 salários-mínimos. O Grêmio supera o Inter entre os mais ricos (41,8% a 29,8%) e os mais pobres (39,2% a 32,4%), sendo ultrapassado na faixa de renda intermediária.
Blog Teoria dos Jogos - Vinicius Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário