segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Coluna do Prof. Esp. Rodrigo Ferrari

 


Metodologia atualizada no futebol

           Nos dias de hoje é muito fácil manter-se atualizado, o mundo virtual facilita demais o repasse de conhecimento. Basta um click e as informações brotam na sua frente, e no futebol, não é diferente. Os tempos mudaram, as metodologias de ensino também e baseado em pesquisas, os treinamentos se aperfeiçoaram, evoluíram.
     Alguns anos atrás a técnica era trabalhada em exercícios de gestos fechados, repetitivos. Para citar,lembremos dos passes em duplas, com e sem deslocamentos. Recordemos as imensas filas de finalizações, onde um passava, outro escorava e o que tinha passado partia para o chute. Já na parte tática, os treinamentos eram parados, muitas vezes sem bola. Mostrava-se o movimento tático de forma robotizada, decorada.
         Escrevo essa coluna, pois acredito que o exercício fechado, repetitivo, auxilia na melhoria do gestor motor, mas se trabalharmos somente com essa metodologia não prepararemos os atletas para a realidade da partida. Embasado na teoria da complexidade de Edgar Morin, percebo que ao criarmos jogos onde o imprevisto faça parte, onde o atleta tenha que tomar atitudes repentinas e tenha que utilizar alguns gestos que não os “normais” do futebol, estaremos lhe preparando para o que realmente acontece em uma partida.
      Não me entendam mal, como já disse o exercício fechado é importante para lapidarmos a técnica e para conhecimento tático, mas não podemos ficar focados somente nesse trabalho. É hora de buscarmos aperfeiçoamento, senão em cursos de especializações, busquemos então em livros, na internet e nas conversas entre colegas. O importante é que tenhamos consciência que nem tudo que é velho é bom, temos muita coisa boa aparecendo no mercado do futebol. Não podemos aceitar o despreparo, a falta de conhecimento  dos trabalhos que ajudarão a evoluir ainda mais o nosso futebol.  Chegamos no momento em que somente a prática não sobreviverá, é momento de nos juntarmos a teoria. Acredite! A teoria unida a prática faz milagres!

Forte abraço e boa semana a todos!


Prof. Esp. Rodrigo Ferrari
Educador Físico
CREF 8845G/RS

Um comentário: