segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Projeto Acervo de Futebol fomentando a cultura futebolística

                                           
      O Projeto Acervo de Futebol (PAF) nasceu a partir da relação entre a importância desta modalidade esportiva na cultura nacional e a falta de iniciativas que tivessem por finalidade reunir e centralizar documentos para a pesquisa e a difusão do futebol no Brasil. Maiquel Machado, coordenador do Projeto, desde sua infância, adquiriu diversos objetos, livros, filmes e revistas sobre futebol, por ser um aficionado pelo tema. No entanto, após realizar uma cobertura jornalística do Campeonato Gaúcho de 2008, onde percorreu mais de 10 cidades do interior do Rio Grande do Sul, e conversou com diversos profissionais, torcedores e dirigentes envolvidos nessa modalidade esportiva, conheceu uma realidade contrastante. Existe muita produção de conhecimento acerca do futebol, porém, são escassas ou inexistentes ações que tenham por objetivo preservar estes materiais e disponibilizá-los para a pesquisa.
     No inicio do Projeto, em abril de 2009, eram inúmeros itens reunidos, desde camisetas de clubes até chaveiros. Três meses depois, o projeto passou a focar somente livros, revistas e filmes, por julgar importante a riqueza cultural e memorial destes artigos, pois, outros museus e entidades já trabalham com estes tipos de matérias não documentais. O primeiro passo foi divulgar o projeto, inicialmente realizada por meio da plataforma on-line, através mensagens de correio eletrônico, para interessados e imprensa local, que manifestou interesse. Um jornal local realizou uma entrevista e uma reportagem, que contribuiu com a visibilidade do PAF. A publicação da matéria coincidiu com a data oficial de fundação do Projeto 11 de abril de 2009.
     Mas, para o Acervo de Futebol crescer, era necessário aumentar a arrecadação de doações. Deste modo, foi criado um blog, que serviu como meio de divulgar o trabalho que estava sendo realizado, e, a seguir, iniciou-se o contato com editoras de todo o Brasil, o qual obteve uma excelente receptividade e retorno por parte destas empresas. O Projeto está em processo de fortalecimento, e com sua participação em redes sociais, como Facebook e Twitter, permite ampliar o contato com pesquisadores que buscam informações sobre o esporte para seus estudos. Este canal de comunicação  também estabeleceu um estreitamento das relações com autores, cineastas e outros colaboradores, que passaram a contribuir com o Acervo de Futebol.
       Hoje o objetivo principal é a busca de uma sede, uma vez que, em abril de 2009, o Projeto já possuía 22 livros, 130 revistas e 6 filmes. Atualmente, está na marca de 200 livros, 1200 revistas e 15 filmes armazenados, com acesso ainda restrito para pessoas interessadas, já que o material esta guardado na residência do coordenador do PAF.
     A intenção do projeto é tonar-se mais democrático e participativo na sociedade, contribuindo efetivamente com a história e a memória do futebol, uma paixão de muitos brasileiros. Para que isso ocorra, é de fundamental importância uma mobilização consciente, que visibilize o futebol em seus aspectos culturais, políticos, econômicos e sociais.
Maiquel Machado - Coordenador do  PAF
Telefone: (55) 9101-5037 Santa Maria-RS

Projeto Acervo de Futebol - PAF
"Preservando a memória e a cultura do Futebol"
Siga-nos no Twitter: @AcervodeFutebol - http://twitter.com/#!/AcervodeFutebol
Adicione-nos no Facebook: Acervo de Futebol - https://www.facebook.com/acervodefutebol

Nenhum comentário:

Postar um comentário